domingo, 27 de janeiro de 2013

Encontro reúne novos prefeitos e prefeitas em Brasília

Durante os dias 28 e 30 de janeiro, o Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília (DF), sediará o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios Fortes, Brasil Sustentável. O evento tem como objetivo apresentar aos novos gestores municipais os programas do Governo Federal que têm reflexo direto nas Prefeituras com base em quatro eixos: Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Ambiental e Urbano e Participação Social e Cidadania.
A presidenta da República, Dilma Rousseff, fará a abertura do evento, na tarde de 28 de janeiro. Depois, até o dia 30, os participantes poderão assistir palestras com 28 ministros. O encerramento será feito pela ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, na tarde do terceiro dia, a partir das 17 horas.
No total, o Encontro terá cinco auditórios onde ocorrerão as palestras das programações principal e paralela, além de oficinas de capacitação e mesas de boas práticas.
Também estarão à disposição dos gestores municipais26 estandes de ministérios e de órgãos com influência direta no cotidiano dos municípios, como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o BNDES, o Sebrae, os Correios e a Infraero. As pastas presentes nesse espaço de atendimento direto aos gestores estarão com todo o corpo técnico presente para esclarecer dúvidas e fornecer informações.
O evento é uma realização do Governo Federal e tem como parceiros Caixa Econômica Federal, Sebrae, Banco do Brasil, BNDES, Infraero, Correios e Telebrás, além do apoio da Associação Brasileira de Municípios (ABM), da Confederação Nacional de Municípios (CNM), da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e do Governo do Distrito Federal.

Principais Programas ocupam painéis da Programação Principal
Dentro da programação principal, que ocupará os auditórios Master e Planalto, estarão contemplados aqueles ministérios que executam políticas mais descentralizadas e com contato maior com os executivos municipais.
Serão discutidas e apresentadas as principais políticas em Educação, Saúde, Economia e Infraestrutura. No primeiro dia, o destaque será as Políticas voltadas para as Mulheres, bem como o Plano Brasil Maior e Desenvolvimento Local. No segundo dia, com programação mais extensa, serão abordados o Brasil Sem Miséria, o PAC 2, além de ações desenvolvidas pelo MEC e pelo Ministério da Saúde.
No último dia, a agenda será voltada para os programas de Prevenção a Desastres Naturais, a programas de Desenvolvimento Rural Sustentável, além do relacionamento entre União e Municípios.
Programação Paralela terá Oficinas de Capacitação
Na Programação Paralela, serão realizadas diversas Oficinas de Capacitação. No total, são seis salas, sendo quatro temáticas - voltadas para os quatro eixos que nortearão o evento -, uma de Apoio à Gestão e outra da Caixa Econômica Federal. A intenção é promover o treinamento e qualificação para que os gestores conheçam as ferramentas que dão acesso aos recursos e aos programas do Governo Federal. 

Fonte: MDA

Nenhum comentário: